Depoimento Danielle

Dani finalizado

A Menino Jesus tem um significado muito grande na minha vida! Eu fiquei lá desde os meus 8 anos até eu completar 14… E foi uma experiência incrível, eu não tenho nem palavras para dizer o quanto sou grata por tudo que fizeram por mim. Foram os educadores que me ensinaram e me ajudaram a ser a mulher que sou hoje, batalhadora e persistente. Ensinaram-me que a vida pode ser muito bonita mas que na maioria das vezes, nem sempre é assim, sempre frisaram o fato de nunca desistir dos meus sonhos, a sempre seguir em frente independente dos obstáculos… Atualmente trabalho na empresa CSD (companhia Sul-americana de distribuição) mais conhecida como administração do cidade canção, e estou cursando o 3° ano do Ensino Médio,(sem nenhuma nota abaixo da média, graças a Fernanda e a todos os professores que sempre me incentivaram a nunca desistir dos meus estudos). Trabalho desde os meus 14 anos, e já é o meu segundo contrato com essa empresa. Nunca teria a oportunidade de aprender tudo o que aprendi e chegar onde cheguei se não fosse pela menino Jesus, pois minha mãe era sozinha para cuidar de mim e da minha irmã mais nova, e não tinha muitas condições financeiras. Enfim, vocês mudaram minha vida, Eu não seria a mesma se não estivesse ficado aí. Agradeço muito pela oportunidade, não conseguiria meu emprego (menor aprendiz) se não tivesse o aprendizado que tive quando estive ai. Se Deus quiser conseguirei entrar para cursar psicologia e Educação Física na UEM (agradeço a Bruna por ter me inspirado a ter a paixão que tenho pela dança). Sim duas faculdades… Pois acredito que nunca é demais para sonhar e a realizar meus sonhos… tenho muitas saudades de TODOS… espero voltar daqui a algum tempo com o meu diploma de faculdade concluída! E dar muito orgulho para vocês!! Esse é o meu agradecimento a Menino Jesus, OBRIGADA!!

Danielle Cristiane Pio Farias

5out2020

Colabore com a Creche Menino Jesus adquirindo seu cupom para o sorteio a um custo de apenas R$ 10,00.

Entre em contato conosco pelo fone (44) 3227-4253 ou venha até a nossa Instituição na Pç Emiliano perneta, 20 Vila Operária e aproveite esta ótima oportunidade para ganhar seu carro e ainda ajudar a esta instituição que há 50 anos transforma vidas.

22abr2019

Há uma tragédia silenciosa que está se desenvolvendo hoje em nossas casas e diz respeito às nossas joias mais preciosas: nossos filhos. Nossos filhos estão em um estado emocional devastador! Nos últimos 15 anos, os pesquisadores nos deram estatísticas cada vez mais alarmantes sobre um aumento agudo e constante da doença mental da infância que agora está atingindo proporções epidêmicas:

As estatísticas:

  • Um aumento de 43% no TDAH (Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade) foi observado;
  • Um aumento de 37% na depressão em adolescente foi observado;
  • Um aumento de 200% na taxa de suicídio foi observado em crianças de 10 a 14 anos.

O que está acontecendo e o que estamos fazendo de errado?

As crianças de hoje estão sendo estimuladas e superdimensionadas com objetos materiais, são privadas dos conceitos básicos de uma infância saudável, tais como:

  • Pais emocionalmente disponíveis;
  • Limites claramente definidos;
  • Responsabilidades;
  • Nutrição equilibrada e sono adequado;
  • Movimento em geral, mas especialmente ao ar livre;
  • Jogo criativo, interação social, oportunidades de jogos não estruturadas e espaços para o tédio.

Em contraste, nos últimos anos as crianças foram preenchidas com:

Pais digitalmente distraídos;

Pais indulgentes e permissivos que deixam as crianças “governarem o mundo” e sem ter quem estabeleça as regras;

Um sentido de direito, de obter tudo sem merecê-lo ou ser responsável por obtê-lo;

Sono inadequado e nutrição desequilibrada;

Um estilo de vida sedentário;

Estimulação sem fim, armas tecnológicas, gratificação instantânea e ausência de momentos chatos.

O que fazer?

Se queremos que nossos filhos sejam indivíduos felizes e saudáveis, temos que acordar e voltar ao básico. Ainda é possível! Muitas famílias veem melhorias imediatas após semanas de implementar as seguintes recomendações:

Defina limites e lembre-se de que você é o capitão do navio. Seus filhos se sentirão mais seguros sabendo que você está no controle do leme.

Oferecer às crianças um estilo de vida equilibrado, cheio do que elas PRECISAM, não apenas o que QUEREM. Não tenha medo de dizer “não” aos seus filhos se o que eles querem não é o que eles precisam.

Fornecer alimentos nutritivos e limitar a comida lixo.

Passe pelo menos uma hora por dia ao ar livre fazendo atividades como: ciclismo, caminhadas, pesca, observação de aves/insetos, olhando as estrelas.

Desfrute de um jantar familiar diário sem smartphones ou tecnologia para distraí-lo.

Jogue jogos de tabuleiro como uma família ou, se as crianças são muito jovens para os jogos de tabuleiro, deixe-se guiar pelos seus interesses e permita que sejam eles que mandem no jogo.

Envolva seus filhos em trabalhos de casa ou tarefas de acordo com sua idade (dobrar a roupa, arrumar brinquedos, dependurar roupas, colocar a mesa, alimentação do cachorro etc.)

Implementar uma rotina de sono consistente para garantir que seu filho durma o suficiente. Os horários serão ainda mais importantes para crianças em idade escolar.

Ensinar responsabilidade e independência. Não os proteja excessivamente contra qualquer frustração ou erro. Errar os ajudará a desenvolver a resiliência e a aprender a superar os desafios da vida.

Não carregue a mochila dos seus filhos, não lhes leve a tarefa que esqueceram, não descasque as bananas ou descasque as laranjas se puderem fazê-lo por conta própria (4-5 anos).

Em vez de dar-lhes o peixe, ensine-os a pescar.

Ensine-os a esperar e atrasar a gratificação.

Fornecer oportunidades para o “tédio”, uma vez que o tédio é o momento em que a criatividade desperta. Não se sinta responsável por sempre manter as crianças entretidas.

Não use a tecnologia como uma cura para o tédio ou ofereça-a no primeiro segundo de inatividade.

Evite usar tecnologia durante as refeições, em carros, restaurantes, shopping centers.

Use esses momentos como oportunidades para socializar e treinar cérebros para saber como funcionar quando no modo “tédio”.

Ajude-os a criar uma “garrafa de tédio” com ideias de atividade para quando estão entediadas.

Estar emocionalmente disponível para se conectar com as crianças e ensinar-lhes autorregulação e habilidades sociais.

Desligue os telefones à noite quando as crianças têm que ir para a cama para evitar a distração digital.

Torne-se um regulador ou treinador emocional de seus filhos. Ensine-os a reconhecer e gerenciar suas próprias frustrações e raiva.

Ensine-os a dizer “olá”, a se revezar, a compartilhar sem se esgotar de nada, a agradecer e agradecer, reconhecer o erro e pedir desculpas (não forçar), ser um modelo de todos esses valores.

Conecte-se emocionalmente – sorria, abrace, beije, faça cócegas, leia, dance, pule, brinque ou rasteje com elas.

AMAR EM GESTOS FAZ BEM EM TODAS AS IDADES.

(Traduzido de: The silent tragedy affecting today’s children)

17set2018
Aconteceu no dia 06 de setembro de 2018 a Conferência de Meninos e Meninas de Maringá, organizado pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania – Sasc e o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, na instituição Lar Escola da Criança de Maringá, onde crianças e adolescentes da Associação Cultural e Educação Infantil Menino Jesus, foram convidados a participar. O evento teve como objetivo levantar propostas para garantir os direitos do publico alvo, o tema explanado foi “Violência com rompimentos de vínculos”. No período da manhã todas as crianças e adolescentes de diversas instituições tiveram uma acolhida com um café da manhã, após aconteceu uma apresentação cultural e uma dinâmica sobre o ECA – Estatuto da criança e do adolescente, sendo este um momento de descontração e socialização. No período da tarde foram realizadas diversas oficinas na área de educação, lazer, esporte, transporte, cultura, saúde, assistência social, habitação e direitos humanos. Momentos como este é de grande relevância para a construção da cidadania e do protagonismo das crianças e adolescentes. Joelma Estevam – Assistente Social CMJ
13jul2018

A infância é uma das fases mais relevantes na formação de um indivíduo afinal, é nesse momento que os preceitos básicos da vida são aprendidos. Para que a criança cresça e se torne um adulto com capacidade de organização e sabendo que há momentos certos para a realização de suas atividades, é necessário se preocupar em estabelecer uma rotina na educação infantil. Com hábitos bem estruturados, as crianças têm capacidade de desenvolver seu aprendizado de forma segura, tendo consciência de quais serão os próximos passos a serem seguidos e desenvolvendo mais disciplina.

No início do dia, é indispensável que os educadores acolham e motivem seus alunos para que eles entendam que aquele é o momento de começar a focar na rotina, a fase de recepção consiste no primeiro contato do dia, o que passa confiança à criança. A utilização de música pode ser um ótimo estímulo na iniciação das atividades: além de despertar a  atenção, os sons estimulam os movimentos e a criatividade.

É interessante aqui reforçar a ideia de que a rotina deve prever pouca espera das crianças, principalmente durante os períodos de higiene e de alimentação.

Não devemos separar o “cuidar” do “educar”. Uma das preocupações básicas das atividades de cuidado pessoal é com a saúde, entendendo a saúde como sendo o bem-estar físico, psicológico e social da criança. A higiene, o sono e a alimentação são algumas das principais condições para a sua vida.

O interessante é propor atividades à criança e deixá-la segura para escolher a forma de participar. Isso significa respeitar seu ritmo, confiar na criança, na sua capacidade de ação e na liberdade que tem para expressar seus sentimentos.

Depois de cumprir todas as tarefas, elas também precisam descansar a mente. Por isso, é indispensável promover brincadeiras para complementar a rotina na educação infantil. Com essas atividades, é possível beneficiar tanto o crescimento do corpo quanto desenvolver a parte intelectual por meio da imaginação. E o melhor de tudo: elas se divertem!

Na hora da despedida, a demonstração de afeto dos educadores cria um laço de confiança com as crianças e faz com que elas se sintam seguras e que são bem recebidas na creche.

Prof. Fátima Rocha.

30maio2018

Algumas apresentações dos adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos No Auditório Joaquim Lauer – Unicesumar. Participação no Evento para as organizações do Terceiro Setor, realizado pela AMOSC. Mais vídeos no nossos canais, Youtube e Facebook.

12abr2018

Ao nascer, a criança se depara com um universo totalmente desconhecido. Dia a dia, ao se relacionar com a mãe, o pai e familiares. Ela começa a perceber o mundo e a se perceber como um indivíduo. O ser humano se constitui na relação com o outro, passando pelas significações que este lhe atribui.

Ao entrar na escola principalmente na Educação Infantil, as relações se ampliam e as crianças passam a interagir com outros adultos e, também, com diferentes crianças, que vieram de diferentes famílias, com culturas, valores e atitudes distintas. Compreende-se que a criança se constitui e se desenvolve pelas interações, relações e práticas cotidianas a ela proporcionadas e por ela estabelecidas, com adultos e crianças de diversas origens, nos contextos em que ela se insere. Por isso, nas relações sociais, trabalhamos habilidades sócio emocionais, por meio dos jogos, dos trabalhos em pequenos grupos e das brincadeiras no parque e no pátio, que desenvolvemos habilidades que serão usadas durante a vida toda de nossos alunos, tais como a forma de adaptar-se a algo novo, a capacidade de construir coletivamente e a sensibilidade para olhar para o outro.

Proporcionamos aos alunos as mais diferentes situações de aprendizagem, tendo sempre um adulto ao seu lado dando suporte, para que aprendam pouco a pouco a se socializar e interagir de forma significativa. Assim, a criança vai se socializando, criando vínculos e formando os seus valores a partir do convívio com os outros.

Carina Scacco Coordenadora Pedagógica.

14mar2018

Objetivos do ano

Seja bem-vindo à seção de objetivos do ano da Creche Meninos Jesus. Por aqui, iremos te manter sempre atualizado com os principais propósitos da nossa instituição e os próximos passos que planejamos para o nosso futuro e para a sociedade.

Sabe qual é o motivo pelo qual buscamos alcançar esses objetivos? Atualmente, mais de 260 crianças e adolescentes são atendidos em nossa instituição, onde recebem cuidados básicos, alimentação balanceada e participam de oficinas que colaboram para seu desenvolvimento pessoal, psicológico, psicomotor, social e criativo.

Dessa forma, buscamos agregar cada vez mais na vida de cada uma delas, impactando positivamente a sociedade como um todo. Tudo isso por meio de metas que criamos e trabalhamos com nossos colaboradores e parceiros. Agora, veja quais são nossos atuais projetos e como você pode ajudar:

Festa Junina para instalação do sistema de placas fotovoltaicas

No dia 08 de julho, estaremos realizando a nossa festa junina com show de prêmios, a partir das 16h. O evento acontecerá no Colégio Sto. Inácio – Avenida Mauá, 1768 – V. Operária – Maringá- PR.

A festa conta com comidas típicas, músicas e, claro, muitas brincadeiras. O principal objetivo dessa festividade é dar continuidade aos projetos desenvolvidos na CMJ com todos os atendidos.

Aproveite para participar! Além dessa festa, no decorrer do ano estaremos promovendo diversas outras campanhas e eventos: todos eles estarão presentes aqui nesta página logo mais.

Saiba como ajudar

Além disso, você pode nos ajudar com sua contribuição através de doações financeiras, via depósito bancário, por meio de nosso PIX: 79.150.769/0001-46. Qualquer ajuda faz a diferença para nós!

Acesse a página de como ajudar e saiba mais.

Compartilhe nosso site com outras pessoas e nos ajude a divulgar nossos eventos e objetivos. Aproveite para nos seguir nas redes sociais e acompanhar nossos futuros eventos, bazar beneficente, ações solidárias, projetos sociais, fotos e muito mais.