12

12abr2018

Ao nascer, a criança se depara com um universo totalmente desconhecido. Dia a dia, ao se relacionar com a mãe, o pai e familiares. Ela começa a perceber o mundo e a se perceber como um indivíduo. O ser humano se constitui na relação com o outro, passando pelas significações que este lhe atribui.

Ao entrar na escola principalmente na Educação Infantil, as relações se ampliam e as crianças passam a interagir com outros adultos e, também, com diferentes crianças, que vieram de diferentes famílias, com culturas, valores e atitudes distintas. Compreende-se que a criança se constitui e se desenvolve pelas interações, relações e práticas cotidianas a ela proporcionadas e por ela estabelecidas, com adultos e crianças de diversas origens, nos contextos em que ela se insere. Por isso, nas relações sociais, trabalhamos habilidades sócio emocionais, por meio dos jogos, dos trabalhos em pequenos grupos e das brincadeiras no parque e no pátio, que desenvolvemos habilidades que serão usadas durante a vida toda de nossos alunos, tais como a forma de adaptar-se a algo novo, a capacidade de construir coletivamente e a sensibilidade para olhar para o outro.

Proporcionamos aos alunos as mais diferentes situações de aprendizagem, tendo sempre um adulto ao seu lado dando suporte, para que aprendam pouco a pouco a se socializar e interagir de forma significativa. Assim, a criança vai se socializando, criando vínculos e formando os seus valores a partir do convívio com os outros.

Carina Scacco Coordenadora Pedagógica.